Blog MBL Compartilhando conhecimento com você

Em parceria com a:

Inclusão Indevida junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito

WhatsApp Image 2019-04-22 at 11.09.06

A inadimplência é um problema frequente que marca as relações comerciais, viabilizando o aumento de pessoas negativadas junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito SPC/Serasa. O consumidor de boa-fé nunca possui intenção de deixar de cumprir suas obrigações, que é o pagamento, ao estabelecer uma relação com um fornecedor de produto ou serviço. Porém, muitos fatores fazem com que o comprador não consiga pagar seu débito, o que pode ocasionar a inclusão de seu nome e CPF no SPC, SERASA e outros órgãos de proteção ao crédito.

As empresas ao iniciar uma cobrança que evolui para a negativação do consumidor necessita observar regras para garantia legal do recurso, são exemplos: não expor o cliente ao ridículo e não realizar ameaça durante a cobrança dos débitos. Após a fase de cobrança, na qual não obteve sucesso com o pagamento da dívida, inicia-se o processo de inscrição junto aos Órgãos de Proteção de Crédito SPC/ Serasa, nesse momento é necessário o informe correto dos dados do cliente.

É crescente o número de pessoas que tem seus dados pessoais cadastrados erroneamente no SPC/Serasa. Isso ocorre quando o cliente efetua o pagamento da dívida, mas a empresa não atualiza seu banco de dados antes da inclusão ou demoram na retirada do cliente após este já está inscrito e ter quitado seu débito, ou ainda o cliente ter sido incluído mesmo não tendo vínculo comercial com a empresa.

Diante da inclusão indevida nos Órgãos de Proteção ao Crédito o consumidor sem justa causa, sem aviso prévio ou com informações incorretas, a empresa que requisitou a inclusão do consumidor no cadastro de inadimplente será responsabilizada por danos morais e materiais. Podendo o consumidor recorrer à justiça no Juizado Especial ou com auxílio de advogado para abertura de um processo civil, na  qual a empresa poderá ser punida com o pagamento de até 50 salários mínimos, porém o consumidor só poderá dispor desse recurso caso não haja outros registros de inadimplência no seu nome junto ao SPC/ Serasa.

Quer saber mais sobre como sair do SPC e Serasa?

Preencha seus dados abaixo ou chame nossa equipe pelo WhatsApp (85) 98878.0088.






Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Conteúdos relacionados

5 situações em que você precisa de assessoria jurídica e não sabe
A inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho